Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

REFLEXÃO


Olá....
Hoje quero compartilhar uma mensagem muito bonita que recebi....do Padre Renato....gostei muito e quero dividir com vcs.
Bjos 
Angel


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.  - Palavra da Salvação.   - Glória a vós, Senhor.

Reflexão
1 – Muito interessante notar que Deus dá sempre o primeiro passo na busca do envolvimento do ser humano no projeto construtivo de salvação: Por que estais aí o dia inteiro desocupados? A ação de Deus não tem limites e, muito menos, horário para acontecer. Ele vem nos convocar/contratar/fazer parceria, de madrugada, ao meio dia, às três, às cinco. Para Deus todo momento é hora para recuperar a pessoa da inércia, da mesmice, da desocupação. É Deus quem procura dar o sentido e o rumo certo para nossas vidas, sobretudo porque Ele simplesmente nos quer felizes e bem realizados. Não faz parte do projeto de Deus a nossa infelicidade e a nossa não realização pessoal.

2 - E realmente seremos felizes e bem realizados se nos mantivermos firmes nos propósitos de nos conservar dentro dos planos que Deus tem para nós. Para Deus ninguém poderá ficar sem dar a sua contribuição na construção do Reino. Ainda que seja quase no final do dia, Ele procura nos envolver: 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Vale ressaltar que se ninguém nos quer, Deus nos quer... Para Ele seremos sempre pessoas importantes e com capacidade para a ação. A proposta que Ele nos faz é segura, é objetiva, tem foco.

3 – De nossa parte, temos uma tendência forte para não aceitar que outras pessoas possam contribuir para nossa realização. Convocando a todos, Deus nos ensina a não negarmos  o envolvimento das pessoas na construção de nossas vidas. Alimentamos medos, ciúmes, inveja. Somos egoístas, calculistas, reativos. Pensamos mais em nosso bem estar do que no bem estar das demais pessoas que nos  ajudam a sermos, efetivamente, felizes. Somos peritos em usufruir da produção alheia, mas nem sempre temos a mesma capacidade de produzir coisas boas para os outros. E o sentido maior da vida está justamente em sermos pessoas significativas para os outros. A felicidade dos outros será a medida justa da nossa felicidade. Ninguém é melhor do que ninguém. Cada um recebeu dons especiais não para a autoedificação, mas para a edificação dos outros. Até Deus nos dá esta lição de vida: Não vim para ser servido, mas para servir... E os mais desvalidos? Estes é que marginalizamos e deixamos de fora do nosso circulo de relacionamentos. Falta-nos a capacidade de acolher os doentes, os  extraviados, os perdidos, os diferentes, os fracos... E Deus vai nos cobrar essas atitudes de discriminação.

Oração
Senhor Jesus, fonte e sentido maior de nossas vidas, queremos agradecer-Te pelo dom insubstituível da vida e pelos muitos talentos que colocaste em nossos corações. Tu nos quiseste, Senhor. Pedimos-Te humildemente: não permitas que fiquemos na praça, inertes e desocupados. Derrama sobre nós o Santo Espírito para que Ele nos ajude a superar a mesmice, a preguiça, a inércia. Que o sentido maior da nossa vida seja exatamente  dar sentido à vida das demais pessoas que colocas diariamente em nosso caminho. Ajuda-nos, Jesus, a sermos mais acolhedores e que nossa acolhida seja despretensiosa. Arranca  de nossos corações o medo, o ciúme, a inveja. Possamos ser, pela Tua graça, proativos. Convoca-nos, Senhor, para o trabalho do Teu Reino. Transforma-nos em pessoas serviçais. Concede-nos a graça de darmos o melhor de nós mesmos para a construção do Teu Reino. Queremos ser discípulos missionários do Teu infinito amor. Amém.
-----------------------------------------------------
Tenhas um dia muito abençoado.
Agradeço imensamente a todos os que enviaram felicitações pela passagem do dia de Dom Bosco. Não consigo agradecer a cada um em particular por falta de tempo.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.


--------------------------------------
Pe. Renato dos Santos
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248
Facebook: Renato Dos Santos
Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin: Padre Renato dos Santos

-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário